top of page

O que vale a pena?

Estamos vivendo uma situação atípica. A pandemia, que trouxe a quarentena e no isolamento social, nos deu uma rotina totalmente diferente, em meio à incertezas, e com novos costumes, pelo menos a curto prazo. A partir disso, é sempre bom pensarmos naquilo que vale a pena na vida, para nos ajudar a ter forças para passar por um momento tão conturbado quanto esse.

Foi pensando nisso que os alunos da aula de Design e Produção Gráfica, da Universidade de São Paulo (USP), turma de 2020, realizaram esse projeto, orientados pelo professor Hugo Fortes, para refletirmos, através de texto e linguagem visual, sobre o que vale a pena na vida.

Algumas dessas coisas eu trouxe aqui, falando um pouco sobre, logo abaixo.

Os Esportes

Os esportes sempre foram muito presentes na minha vida. E são, de fato, uma das coisas que valem a pena.

Seja praticando - como estilo de vida, lazer, em competições, ou profissionalmente -, ou mesmo apenas assistindo - pra torcer, se divertir ou para o trabalho -, os esportes têm uma grande importância.

Enquanto prática, nos ajudam a manter a condição física, e, em geral, a melhorar nossa saúde, independente da forma que você pratique.

Por outro lado, tanto praticando quanto assistindo, é uma forma de lazer, e entretenimento, servindo muitas vezes como um desafogo, de extrema importância para esvaziarmos a mente por um tempo, antes de seguirmos com o que tivermos para fazer.

A Música

A música está presente em praticamente todos os dias de nossas vidas, e é inegável o seu valor.

Não importa como, a música sempre estará ali. Pode ser ouvindo-a pra acompanhar um trabalho, pra te inspirar uma emoção, enquanto usa o metrô, por escolha sua ou por estar ali, tocando numa rádio ou no ambiente.

Mas também pode estar ali enquanto você toca, sozinho ou com amigos, enquanto a estuda, num rolê com amigos, ou mesmo enquanto só batuca em algo por aí.

Mas o fato é que a música faz parte de nosso dia a dia. Está lá, nos suscita sentimentos, nos faz chorar, nos deixa alegres, traz lembranças, nos inspira, Você tem sua favorita, gosta de alguns estilos, pode não gostar de outros, mas é claro que elas valem muito a pena.

As Artes

Arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro, cinema... Algum não faz parte de sua vida?

Representadas na ilustração pelo cinema, e englobando também a música, as artes estão tão presentes em nossa vida quanto o item anterior. A praticamos desde cedo, por lazer, para aprender, ou forma de expressão.

A prática artística, por seus n motivos, e em seus n formatos, é uma das práticas mais antigas da humanidade, estando presente em toda a história.

Você pode pensar que as artes e artistas não são assim, tão importantes. Mas veja bem nos itens citados ali em cima, e pense o quanto alguns desses são importantes e valem a pena ser apreciados. O que seria de nós em meio ao isolamento social sem as séries, por exemplo?

Há algo em comum entre os três pontos. Todos podem ser considerados, em certo ponto, entretenimento. Assim, concluímos que, o entretenimento é importante, e vale muito a pena. Não nos deixemos enganar quanto a isso.

Mas, por fim, após tudo isso, a pergunta que fica é: e para você? O que vale a pena?

Achou interessante a proposta? Essa página foi feita por mim, Guilherme Gomes Aquino, mas se tiver interesse, você pode encontrar as de outros alunos na página inicial do projeto, clicando aqui!.

bottom of page